High Compliance

Fraud Week – 5 Passos Para Diminuir a Vulnerabilidade à Fraudes Corporativas

A High Compliance é apoiadora oficial da Fraud Week, promovida pela Association of Certified Fraud Examiners.
Este ano a Fraud Week está completando 20 anos e, como uma das atividades de engajamento, a High Compliance firma o Pacto Global sobre direitos humanos, trabalho, meio ambiente e combate à corrupção, da Organização das Nações Unidas.

A organização da Fraud Week lançou uma cartilha com 5 passos que podem ser adotados fácil e imediatamente pelas empresas, com o objetivo de reduzir a vulnerabilidade interna à fraudes corporativas.
A seguir, estão os 5 passos:

1- Seja proativo!

É importante que a alta administração implemente políticas e procedimentos que definam um tom contra a fraude. Isso pode incluir um código de ética e treinamentos que enfatizam o perigo e a vedação de atos fraudulentos. Controles financeiro, auditoria interna independente e segregação de funções também são ótimas atividades a serem implementadas.

2- Estabeleça procedimentos para contratação de funcionários!

A pessoa que você contrata pode ser um futuro fraudador. O processo de contratação é uma oportunidade de examinar o histórico de um candidato para procurar fatores que possam indicar risco. Onde for legalmente aceito, e seguindo estritamente as diretrizes de melhores práticas, os empregadores podem executar uma variedade de verificações de antecedentes para obter uma imagem mais completa do caráter de um candidato.

3- Treine os funcionários em Prevenção à Fraude!

O treinamento de funcionários pode ir além do código de ética. Os funcionários estão na linha de frente da fraude, trabalhando com outras pessoas todos os dias e com os sistemas e controles que são potencialmente vulneráveis ​​à fraude. Esses funcionários precisam estar cientes dos sinais de fraude, seja por evidências materiais, seja pelo comportamento de seus colegas.

4- Implemente um Canal de Denúncias!

Uma maneira direta de melhorar a detecção de fraudes é uma linha direta e anônima para que funcionários e terceiros possam relatar possíveis fraudes. A denúncia ainda é a fonte mais efetiva de detecção de fraudes, sendo um canal de denúncias bem estruturado um meio ainda mais eficaz.

5- Aumente a percepção de detecção!

A principal preocupação dos fraudadores é ser pego. Uma cultura antifraude, na qual há treinamento, comunicação e discussão regulares sobre fraude, deixa claro para o funcionário que pretende cometer uma fraude em potencial que ele estará sob vigilância. Se uma fraude ocorre, a empresa deve agir com assertividade, passando a mensagem coletiva de que a atitude terá consequências.

Fonte: https://www.fraudweek.com/-/media/Files/Fraudweek/PDFs/2020%205%20fraud%20tips.pdf

 

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