Governança Corporativa é um sistema pelo qual as empresas e demais organizações são dirigidas e incentivadas a alinhar interesses, tomar decisões e diligentemente monitorar sua implementação, sempre com o objetivo de criar valores a longo prazo, preservando o equilíbrio e harmonia e compartilhando os resultados de maneira justa para as diferentes partes interessadas.
A estrutura básica organizacional de governança corporativa de uma empresa abrange sua assembleia geral, seus sócios, conselho de administração, conselho fiscal, auditoria interna, auditoria independente, comitês consultivos e diretoria executiva.
Nós atuamos no apoio ao Presidente do Conselho de Administração, Presidente do Conselho Fiscal ou Coordenadores de Comitês, bem como na criação e implantação da estrutura de governança.
O Secretário de Governança é o responsável pelo apoio direto a todos os aspectos relacionados ao sistema de governança corporativa dentro da organização e, por isso, deve contar com máxima autonomia e imparcialidade nas interações entre os agentes e órgãos. Seu principal papel é garantir o apoio direto e integral ao sistema, de forma que as atividades ocorram de forma organizada, dinâmica e juridicamente segura.
Com o objetivo de profissionalizar e garantir efetividade à função, muitas empresas têm terceirizado a função de seu Secretariado de Governança a um prestador de serviço externo e independente.
Como Secretariado de Governança terceirizado, a High Compliance será responsável:
Avaliação dos documentos de governança
Apoio na elaboração do calendário temático
Controle de pendências
Colação e disponibilização de material de leitura prévia
Confecção de pautas e atas de reuniões
Um dos grandes desafios das empresas que já trabalham com governança corporativa, é o tempo gasto com tarefas burocráticas das assembleias, conselhos e comitês.
Com uma plataforma de governança, sua empresa irá centralizar e consolidar todas as informações e atividades de sua governança corporativa.
Dentre as funções da plataforma estão:
Acesso a atualizações de qualquer dispositivo.
Segurança das informações
Agendamento de reuniões físicas ou remotas
Envio de materias para as reuniões
Monitoramento das ações definidas em reunião
Elaboração e aprovação das pautas e atas de reuniões
Colheita de assinaturas de forma virtual
Lembretes automáticos de pendências
Integração com agendas